Microsoft Teams vai bloquear capturas de tela durante reuniões para proteger informações sensíveis
- Cyber Security Brazil
- há 1 hora
- 2 min de leitura

A Microsoft está se preparando para lançar um novo recurso no Teams que impedirá a captura de tela de informações sensíveis compartilhadas durante reuniões. A novidade, batizada de “Prevenir Captura de Tela”, está prevista para ser disponibilizada globalmente em julho de 2025 para usuários de Android, desktop (Windows e Mac), iOS e da versão web do Teams.
De acordo com a empresa, a função visa combater o acesso não autorizado a dados exibidos em reuniões virtuais. Quando um usuário tentar fazer uma captura de tela, a janela da reunião ficará preta, ocultando automaticamente o conteúdo exibido. Para garantir essa proteção, participantes que entrarem por plataformas não compatíveis serão redirecionados automaticamente para o modo apenas áudio.
Apesar da medida, a Microsoft reconhece que ainda será possível burlar a proteção ao tirar fotos físicas da tela usando outro dispositivo — uma limitação comum em recursos desse tipo. A empresa ainda não esclareceu se a funcionalidade será ativada por padrão ou se poderá ser configurada por organizadores ou administradores das reuniões.
A nova funcionalidade segue uma tendência de aumento na proteção à privacidade digital. Em abril, a Meta implementou um recurso semelhante no WhatsApp chamado “Privacidade Avançada de Conversas”, que bloqueia tentativas de salvar mídias e exportar conteúdos de chats privados e em grupo.
Além do bloqueio de captura de tela, a Microsoft planeja lançar em junho outros recursos no Teams, incluindo uma atualização para gestão de privilégios em eventos do tipo “town hall” nas salas Teams para Windows, além de agentes interativos do BizChat/Copilot Studio em reuniões e chamadas individuais. Um novo recurso do Copilot também está em desenvolvimento para gerar resumos em áudio de reuniões transcritas, permitindo escolher os palestrantes, ajustar o tom e definir a duração dos áudios.
No início deste ano, a Microsoft também alertou os administradores do Microsoft 365 sobre a liberação do recurso de proteção contra falsificação de marca no chat do Teams, que detecta e notifica os usuários sobre tentativas de phishing direcionadas a organizações com acesso externo ativado — uma funcionalidade prometida para estar disponível até meados de fevereiro de 2025.
Durante o Enterprise Connect 2024, um dos maiores eventos do setor de comunicações corporativas, a Microsoft anunciou que o Teams atingiu a marca de 320 milhões de usuários ativos mensais, em 181 países e com suporte a 44 idiomas.
Via - BC