top of page

Hackers usam deepfakes por SMS e voz para se passar por autoridades dos EUA

  • Foto do escritor: Cyber Security Brazil
    Cyber Security Brazil
  • 18 de mai.
  • 2 min de leitura

Hackers têm utilizado ferramentas de inteligência artificial para forjar a identidade de autoridades norte-americanas em esquemas sofisticados de phishing via SMS e chamadas de voz. De acordo com um alerta emitido pelo FBI em 15 de maio, esses ataques vêm sendo registrados desde, pelo menos, abril de 2025, e têm como alvo funcionários — atuais e antigos — dos governos federal e estadual dos Estados Unidos, bem como seus contatos diretos.


As fraudes envolvem mensagens de texto (smishing) e áudios gerados por IA que imitam com precisão a voz de autoridades reais (vishing), com o objetivo de enganar as vítimas e levá-las a clicar em links maliciosos. Esses links geralmente alegam a necessidade de migração para outra plataforma de mensagens. Uma vez que os hackers obtêm acesso aos dados pessoais ou contas institucionais das vítimas, eles os utilizam para atingir novas pessoas na rede de contatos — inclusive outros funcionários do governo.


As informações obtidas também são utilizadas para se passar por contatos confiáveis e, assim, extrair dados sensíveis ou até mesmo recursos financeiros de forma fraudulenta. Diante da crescente sofisticação dessas campanhas de engenharia social baseadas em IA, o FBI publicou uma série de recomendações para ajudar o público a se proteger.


Entre as orientações estão: sempre verificar a identidade de quem está entrando em contato, confirmando o número ou endereço de forma independente; observar variações sutis em e-mails, links e números de telefone; desconfiar de conteúdos gerados por IA com imperfeições em imagens e vídeos; jamais compartilhar dados confidenciais ou transferir valores para pessoas não verificadas; não clicar em links sem validar o remetente; e ativar a autenticação de dois fatores, mantendo os códigos em sigilo. O FBI também sugere a criação de uma palavra ou frase secreta entre familiares para validar identidades em caso de dúvida.


Via - ISM

 
 
 

Comments


Parceiros

Cupom 20% de desconto - CYBERSECBRA20 

bottom of page