top of page

Jogador de basquete acusado de envolvimento com grupo Hacker é libertado em troca de prisioneiros entre Rússia e França

  • Foto do escritor: Cyber Security Brazil
    Cyber Security Brazil
  • há 20 horas
  • 2 min de leitura

Um jogador de basquete russo acusado de envolvimento com um grupo hacker especializado em ransomware foi libertado após um acordo de troca de prisioneiros entre Rússia e França. Daniil Kasatkin, de 26 anos, apareceu em um vídeo divulgado pela agência estatal russa TASS, deixando um avião que, em seguida, transportou o pesquisador francês Laurent Vinatier de volta à França.


Vinatier havia sido condenado a três anos de prisão na Rússia, acusado de violar leis locais relacionadas a “agentes estrangeiros”. A libertação de Kasatkin ocorre meses após sua detenção em junho, no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, logo após chegar ao país acompanhado de sua noiva. À época, ele foi mantido sob custódia para extradição a pedido dos Estados Unidos.


Segundo autoridades norte-americanas, Kasatkin era investigado por supostamente atuar como negociador de um grupo hacker de ransomware responsável por ataques contra cerca de 900 organizações entre 2020 e 2022. Ele chegou a ser formalmente acusado de conspiração para cometer fraude informática. Embora o nome do grupo não tenha sido divulgado, o Departamento de Justiça dos EUA já afirmou anteriormente que o agora desativado grupo Conti esteve por trás de ataques em escala global com esse mesmo perfil.


O U.S. State Department não comentou se foi oficialmente notificado sobre a troca. No entanto, a agência AFP informou que autoridades francesas comunicaram previamente o governo dos EUA sobre a decisão de enviar Kasatkin de volta à Rússia em troca de Vinatier.


Antes do episódio, Kasatkin teve passagem pelos Estados Unidos, onde estudou e jogou basquete na Penn State University na temporada 2018–2019. Posteriormente, atuou por quatro anos no time profissional MBA-MBAI, de Moscou. Sua defesa nega qualquer envolvimento com ataques cibernéticos, alegando que as acusações teriam relação com um computador usado adquirido por ele, que já estaria comprometido.


Canais russos no Telegram especializados em esportes afirmam que autoridades norte-americanas monitoravam Kasatkin desde o início de 2025 e que o mandado de prisão teria sido emitido apenas um dia antes de sua chegada à França. O caso ocorre em um momento em que os EUA vêm obtendo sucesso em extradições de hackers ligados a grupos de ransomware russos e coletivos hacktivistas, incluindo um suposto membro do Conti extraditado da Irlanda em outubro e outro invasor enviado pela Ucrânia no mês passado.


 
 
 
Cópia de Cyber Security Brazil_edited.jpg

Cyber Security Brazil desde 2021, atuamos como referência nacional em segurança digital, oferecendo informação confiável, conteúdo especializado e fortalecendo o ecossistema de cibersegurança no Brasil.

Institucional

(11)97240-7838

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

  • RSS
  • Instagram
  • LinkedIn

© 2025 Todos os direitos reservados a Cyber Security Brazil

bottom of page