top of page

Grupo hacker russo reivindica ataque cibernético ao ministério das relações exteriores e aeroportos na Itália

  • Foto do escritor: Orlando Santos Cyber Security Brazil
    Orlando Santos Cyber Security Brazil
  • 29 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura
ree

Hackers atacaram cerca de dez sites oficiais na Itália no sábado, incluindo os portais do Ministério das Relações Exteriores e dos dois principais aeroportos de Milão. Os sites ficaram temporariamente fora do ar, conforme informou a agência nacional de segurança cibernética do país.


O grupo hacker pró-Rússia Noname057(16) assumiu a autoria do ataque por meio de sua conta no Telegram, alegando que os "russófobos da Itália receberam uma resposta cibernética merecida".


De acordo com um porta-voz da agência de segurança cibernética italiana, é provável que o ataque, caracterizado como "Ataque de Negação de Serviço Distribuído" (DDoS), tenha sido de fato realizado pelo grupo pró-Rússia.


Nesse tipo de ataque, hackers tentam sobrecarregar uma rede com volumes extremamente altos de tráfego de dados para paralisá-la. A agência de segurança cibernética respondeu rapidamente, fornecendo suporte às instituições e empresas afetadas, e conseguiu mitigar o impacto em menos de duas horas.


A empresa SEA, responsável pelos aeroportos de Milão, confirmou que o ataque não causou interrupções nos voos nos aeroportos de Linate e Malpensa. Mesmo com os sites temporariamente fora do ar, os aplicativos móveis dos aeroportos continuaram funcionando normalmente, conforme afirmou um porta-voz da empresa.


Via - Reuters

 
 
 

Comentários


bottom of page