ANPD detalha em webinário projeto piloto de Sandbox regulatório para Inteligência Artificial
- Orlando Santos Cyber Security Brazil
- 11 de jul.
- 2 min de leitura

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) promoverá na próxima terça-feira, 15 de julho, às 10h, um webinário para aprofundar e sanar dúvidas sobre seu mais recente e inovador projeto: o Sandbox Regulatório de Inteligência Artificial e Proteção de Dados.
O evento, que será transmitido online, visa oferecer orientações detalhadas sobre o edital publicado em 27 de junho, que convida organizações a participarem de um ambiente de testes pioneiro no país.
O webinário contará com um painel de especialistas e autoridades no assunto. Estão confirmadas as presenças do Diretor-Presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, e da Diretora Miriam Wimmer. A eles se juntarão Lucas Costa dos Anjos, Coordenador-Geral de Tecnologia e Pesquisa (CGTP) da ANPD, e os servidores em exercício na CGTP, Marcus Vinícius Rocha e Diego Machado.
A academia também estará representada por Cristina Godoy de Oliveira, professora e Coordenadora da equipe de consultores da Universidade de São Paulo (USP) que assessora o projeto piloto.
A iniciativa do sandbox regulatório estabelece um ambiente experimental controlado, onde empresas e instituições do setor público e privado poderão desenvolver e testar projetos inovadores de Inteligência Artificial (IA).
O foco principal desta primeira edição é a promoção da transparência algorítmica, um dos temas mais debatidos e cruciais na intersecção entre tecnologia e a proteção de dados pessoais.
O projeto busca selecionar até três propostas que demonstrem potencial para gerar benefícios sociais relevantes, ao mesmo tempo que garantem o direito fundamental à proteção de dados, previsto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As organizações interessadas, que devem ser pessoas jurídicas com capacidade técnica e econômica comprovada, têm até o dia 10 de agosto de 2025 para submeter suas propostas.
A lista final dos selecionados para participar do programa, que se estenderá até dezembro de 2026, será divulgada a partir de 2 de outubro deste ano.
Interessados em acompanhar o webinário poderão submeter questionamentos antecipadamente através de um formulário específico, garantindo uma discussão direcionada e produtiva.
Via - ANPD







Comentários