Startup chinesa DeepSeek revela lucro impressionante com modelos de IA
- Cyber Security Brazil
- 1 de mar.
- 2 min de leitura

A startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek divulgou no sábado dados sobre custos e receitas de seus populares modelos V3 e R1, afirmando que alcançaria uma proporção teórica de custo-lucro de até 545% por dia, embora tenha alertado que a receita real é consideravelmente menor.
Essa é a primeira vez que a empresa, sediada em Hangzhou, compartilha informações sobre suas margens de lucro provenientes das tarefas de "inferência" – fase menos intensiva em termos computacionais que ocorre após o treinamento, quando modelos de IA já treinados realizam previsões ou executam funções, como em chatbots.
A revelação pode abalar ainda mais o mercado de ações de IA fora da China, que já sofreu quedas em janeiro após a explosão de popularidade global de chatbots web e móveis impulsionados pelos modelos R1 e V3 da DeepSeek. A venda maciça de ações foi parcialmente desencadeada pelas afirmações da empresa de que gastou menos de 6 milhões de dólares em chips para treinar seus modelos – valor muito inferior aos investimentos bilionários de rivais americanos, como a OpenAI.
Além disso, a DeepSeek utilizou os chips H800 da Nvidia, menos potentes que os disponíveis para empresas de IA dos EUA, o que levantou dúvidas entre investidores sobre a necessidade de gastos exorbitantes em chips de última geração prometidos por companhias americanas.
Em uma publicação no GitHub no sábado, a DeepSeek informou que, considerando o custo de aluguel de um chip H800 a 2 dólares por hora, o custo diário total de inferência para os modelos V3 e R1 seria de 87.072 dólares. Em contrapartida, a receita teórica diária gerada por esses modelos alcançaria 562.027 dólares, resultando em uma proporção custo-lucro de 545%.
Isso equivaleria a uma receita anual superior a 200 milhões de dólares. No entanto, a empresa esclareceu que "a receita real é substancialmente menor", já que o custo de uso do modelo V3 é inferior ao do R1, apenas alguns serviços são monetizados (o acesso via web e aplicativo segue gratuito), e os desenvolvedores pagam menos em horários de baixa demanda.
Via - Reuters
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