OpenAI lança GPT-5 e promete expertise de 'nível PhD' para todos os usuários
- Cyber Security Brazil
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Após longa espera, a OpenAI lançou oficialmente hoje o GPT-5, seu mais novo e avançado modelo de inteligência artificial. A promessa é ambiciosa: oferecer aos usuários do ChatGPT acesso a uma IA com a inteligência de uma equipe de especialistas de nível PhD, com uma redução significativa no risco de "alucinações" e informações imprecisas.
Em uma transmissão ao vivo, o CEO da OpenAI, Sam Altman, descreveu o GPT-5 como uma grande atualização na inteligência do ChatGPT em diversas áreas, incluindo programação, matemática, linguagem, escrita e até aconselhamento de saúde. "Com o GPT-5, agora é como conversar com um especialista, um legítimo especialista de nível PhD em qualquer área que você precisar", afirmou Altman.
O principal foco da OpenAI com este lançamento foi aprimorar a confiabilidade. Testes internos da empresa demonstram que o GPT-5 apresenta um risco muito menor de gerar informações incorretas — as chamadas "alucinações" — em comparação com modelos anteriores. O novo modelo também tem menor potencial para enganar os usuários, afirmando ter concluído uma tarefa quando na verdade não o fez.

"O GPT-5 não apenas supera os modelos anteriores em benchmarks e responde às perguntas mais rapidamente, mas — o mais importante — é mais útil para consultas do mundo real", acrescentou a empresa em uma postagem de blog. Apesar das melhorias, a apresentação não trouxe a alegação de que o GPT-5 seria uma Inteligência Artificial Geral (AGI). Em vez disso, Altman posicionou o lançamento como um "momento especialmente importante para empresas e desenvolvedores", sugerindo um forte foco no mercado corporativo.
Uma das grandes novidades é a disponibilidade imediata do GPT-5 para todos os usuários do ChatGPT, inclusive os gratuitos. O modelo de acesso será escalonado:
Usuários Gratuitos: Terão acesso ao modelo GPT-5 completo até atingirem um certo limite de conversas. Após o limite, serão automaticamente transferidos para o GPT-5 mini, um modelo menor, mas ainda assim descrito como rápido e altamente capaz. Além disso, o tempo de acesso ao modo de voz avançado será ampliado para "horas", em vez dos atuais 15 minutos diários.
Assinantes Plus (US$ 20/mês): Terão um acesso "significativamente" maior ao GPT-5 em comparação com os usuários gratuitos.
Assinantes Pro (US$ 200/mês): Receberão "acesso ilimitado ao GPT-5 e acesso ao GPT-5 Pro", o modelo mais inteligente e de maior desempenho da família.

Assinantes pagos também poderão customizar a personalidade do seu ChatGPT com quatro opções iniciais Cínico, Robô, Ouvinte e Nerd e sincronizá-lo com o Google Agenda para coordenar tarefas com base na agenda do usuário. O GPT-5 se torna agora o novo padrão no ChatGPT, substituindo todos os modelos anteriores, incluindo a família GPT-4.
Via - PCMAG