Falsos alertas de malware bloqueiam o Docker Desktop em Macs
- Cyber Security Brazil
- 11 de jan.
- 2 min de leitura

O Docker está alertando que o Docker Desktop não está iniciando no macOS devido a avisos de malware gerados por um certificado incorreto de assinatura de código usado em alguns arquivos.
Os primeiros relatos sobre os alertas de malware surgiram em 7 de janeiro de 2025, quando usuários do macOS receberam uma mensagem inesperada de "Malware Bloqueado", impedindo a abertura do aplicativo de gerenciamento de containers Docker.
A mensagem exibida nos Macs dizia:"Malware Bloqueado. 'com.docker.vmnetd' não foi aberto porque contém malware. Essa ação não prejudicou seu Mac."

A empresa esclareceu que os alertas são falsos e podem ser ignorados. No entanto, é necessário realizar ações manuais para corrigir os problemas operacionais, que, até o momento, permanecem em andamento.
"Queremos informar sobre um novo problema que está afetando o Docker Desktop para alguns usuários de macOS, o que impede o aplicativo de iniciar," explicou o Docker em um comunicado no GitHub."Alguns usuários podem ter recebido alertas de malware. Esses alertas são imprecisos."
A causa raiz desses alertas de malware é um certificado de assinatura de código incorreto usado em alguns arquivos das instalações existentes, possivelmente resultando em falhas nas verificações de integridade dos arquivos.

Como corrigir
Enquanto o Docker ainda investiga o incidente, foram fornecidas as seguintes soluções para resolver os problemas gerados pelos falsos alertas de malware:
Atualize o Docker Desktop para a versão 4.37.2, que inclui uma correção permanente. A atualização pode ser baixada manualmente ou aplicada pelo atualizador interno do aplicativo.
Aplique patches para versões anteriores, de 4.32 a 4.36, escolhendo a versão correta neste link. Versões anteriores à 4.28 não são afetadas pelo problema.
Siga os passos deste guia caso os alertas de malware persistam após a atualização/aplicação dos patches.
Administradores de TI podem usar um script para resolver o problema em todas as máquinas de usuários/desenvolvedores, desde que o Docker Desktop tenha sido atualizado para a versão 4.37.2 ou os patches aplicados nas versões anteriores.
Alternativamente, é possível solucionar o problema manualmente, o que envolve:
Parar os serviços Docker, vmnetd e socket.
Remover os binários vmnetd e socket.
Instalar novos binários com assinaturas apropriadas.
Reiniciar o aplicativo Docker Desktop.
Para detalhes completos sobre as soluções disponíveis e como aplicá-las, o Docker publicou um documento com orientações.
No momento, a página de status do Docker ainda indica uma interrupção parcial nos serviços para os clientes afetados por esse problema. A eficácia dos patches lançados está sendo avaliada.
Via - BC
Comments