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Falhas 'PerfektBlue' em Bluetooth deixam milhões de carros, incluindo Volkswagen e Mercedes, vulneráveis a hackers

  • Foto do escritor: Orlando Santos Cyber Security Brazil
    Orlando Santos Cyber Security Brazil
  • 11 de jul.
  • 3 min de leitura
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Um conjunto de quatro vulnerabilidades críticas, apelidado de "PerfektBlue", foi descoberto no software de Bluetooth BlueSDK da OpenSynergy, expondo milhões de veículos de marcas renomadas como Mercedes-Benz, Volkswagen e Skoda a possíveis ataques.


As falhas, quando exploradas em conjunto, podem permitir que um hacker execute remotamente códigos maliciosos, obtendo acesso a sistemas de infotenimento e, potencialmente, a componentes mais críticos dos automóveis.


A descoberta foi feita pela equipe de pentesters da PCA Cyber Security, uma empresa especializada em segurança automotiva. Embora a OpenSynergy, desenvolvedora do BlueSDK, tenha confirmado as falhas em junho do ano passado e liberado as correções para seus clientes — as montadoras — em setembro de 2024, muitos veículos permanecem sem a atualização de firmware necessária.

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A situação é agravada pelo fato de que pelo menos uma grande fabricante de automóveis só tomou conhecimento dos riscos de segurança recentemente.


Os especialistas em segurança, participantes regulares de competições como a Pwn2Own Automotive, demonstraram que um invasor pode lançar um ataque "PerfektBlue" pelo ar (over-the-air), exigindo no máximo "um clique do usuário" para ter sucesso.


A equipe da PCA Cyber Security identificou as falhas ao analisar um binário compilado do software, visto que não possuíam acesso ao código-fonte. O ataque consiste em encadear as seguintes vulnerabilidades para escalar privilégios e controlar o sistema:

  • CVE-2024-45434 (severidade alta): Uma falha de "use-after-free" no serviço AVRCP, que permite o controle remoto de dispositivos de mídia via Bluetooth.

  • CVE-2024-45431 (severidade baixa): Validação inadequada no identificador de canal remoto do protocolo L2CAP.

  • CVE-2024-45433 (severidade média): Encerramento incorreto de função no protocolo RFCOMM.

  • CVE-2024-45432 (severidade média): Chamada de função com parâmetro incorreto também no protocolo RFCOMM.


Uma vez que um hacker consegue parear seu dispositivo com o sistema de infotenimento do veículo, ele pode explorar essas falhas para "manipular o sistema, escalar privilégios e realizar movimento lateral para outros componentes do produto alvo". As demonstrações práticas foram realizadas com sucesso em centrais multimídia do Volkswagen ID.4 (sistema ICAS3), de um modelo Mercedes-Benz (NTG6) e do Skoda Superb (MIB3).


Com a execução remota de código no sistema de infotenimento (IVI), um hacker poderia rastrear as coordenadas de GPS do carro, espionar conversas dentro do veículo, acessar a lista de contatos do telefone do motorista e, em um cenário mais grave, tentar se mover para subsistemas mais críticos.


O BlueSDK é amplamente utilizado na indústria automotiva internacional, mas a falta de transparência sobre os componentes de software embarcados torna difícil determinar exatamente quais modelos e marcas estão vulneráveis.


Na maioria dos casos, o ataque "PerfektBlue" requer que o usuário seja enganado para autorizar o pareamento com o dispositivo do invasor. Contudo, alguns sistemas são configurados para permitir o pareamento sem qualquer confirmação, aumentando o risco.


A Volkswagen, após ser notificada, afirmou ter iniciado imediatamente uma investigação. Um porta-voz da montadora alemã declarou que a exploração só é possível sob um conjunto de condições estritas: o invasor deve estar a uma distância de 5 a 7 metros, a ignição do carro precisa estar ligada, o sistema de infotenimento deve estar em modo de pareamento ativo e o usuário precisa aprovar manualmente o acesso na tela.


A empresa ressaltou que, mesmo em caso de sucesso, funções críticas como direção, freios e motor não poderiam ser afetadas, pois estão em uma unidade de controle separada e protegida.


A PCA Cyber Security, por sua vez, informou ao que a Mercedes-Benz e a Skoda não responderam sobre a aplicação das correções. Mais alarmante, os pesquisadores confirmaram no mês passado que uma quarta montadora, cujo nome não foi revelado para dar tempo de reação, também está vulnerável e sequer havia sido informada sobre as falhas pela OpenSynergy.


A PCA planeja divulgar todos os detalhes técnicos do "PerfektBlue" em uma conferência em novembro de 2025.


Via - BC

 
 
 

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