Reino Unido investiga se ônibus elétricos chineses podem ser desligados remotamente
- Orlando Santos Cyber Security Brazil
- há 2 horas
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O governo do Reino Unido iniciou uma investigação em parceria com o National Cyber Security Centre (NCSC) para avaliar possíveis riscos cibernéticos envolvendo ônibus elétricos fabricados na China. A medida surge após a operadora de transporte público Ruter, da Noruega, afirmar ter identificado vulnerabilidades em veículos da fabricante chinesa Yutong, que poderiam permitir acesso remoto e até o desligamento dos sistemas dos ônibus.
A Ruter realizou testes de segurança em um novo modelo da Yutong e concluiu que o fornecedor mantém acesso digital direto a cada veículo, o que inclui o sistema de gerenciamento de energia e bateria. Segundo a operadora, essa conexão permitiria, “em teoria”, que o fabricante interrompesse remotamente a operação de um ônibus. Para mitigar o risco, a empresa afirmou ser possível desconectar os veículos da rede removendo o cartão SIM, responsável pela comunicação com a internet.
A Yutong, sediada na província chinesa de Henan, é uma das maiores fabricantes de ônibus elétricos do mundo, com cerca de 700 veículos já em circulação no Reino Unido, operados por companhias como Stagecoach e First Bus.
A importadora oficial da marca no país, a Pelican Bus and Coach, contestou as alegações, afirmando que todos os ônibus atendem às certificações internacionais de segurança e que as atualizações de software são feitas manualmente, por engenheiros no local.
Em comunicado, o Departamento de Transporte britânico confirmou estar ciente das preocupações e disse que trabalha “de perto com a comunidade de inteligência para entender e mitigar riscos potenciais”. O NCSC, entretanto, preferiu não comentar o caso. Já Gavin Davies, diretor de TI da First Bus, afirmou que a cibersegurança é um fator central nas aquisições de novos veículos elétricos, e considerou o estudo da Ruter uma contribuição importante para o aprimoramento do setor.
A Pelican também ressaltou que os ônibus Yutong exportados para a Europa seguem normas rigorosas, como os regulamentos UN R155 e R156 da ONU, além das certificações ISO 27001 (segurança da informação) e ISO 27701 (privacidade).
A empresa acrescentou que os dados dos veículos europeus são armazenados em um data center da AWS em Frankfurt, e que não existe suporte para controle remoto de aceleração, direção ou frenagem. No entanto, o relatório norueguês levanta dúvidas específicas sobre o acesso remoto ao sistema de energia, questão que a Yutong ainda não esclareceu publicamente.
Via - TR







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