Por que o Windows mantém strings obsoletas para preservar traduções
- Orlando Santos Cyber Security Brazil
- há 1 hora
- 2 min de leitura

Uma curiosidade pouco conhecida sobre o Windows ajuda a explicar por que certas mensagens estranhas, instruções antiquadas e descrições pouco claras permanecem no sistema operacional por anos, mesmo após grandes mudanças internas. Segundo o veterano engenheiro da Microsoft Raymond Chen, isso ocorre porque alterar textos no Windows é mais complexo do que parece e envolve uma corrida contra o tempo para não quebrar traduções em dezenas de idiomas.
Em publicação no blog The Old New Thing, Chen explicou que a equipe de tradução precisa congelar o conjunto de strings muito antes do período em que a engenharia recebe o tradicional “no code changes”. Isso acontece porque os tradutores têm de revisar milhares de textos e adaptá-los para todas as línguas suportadas pelo sistema. Como consequência, mudanças tardias nas frases podem comprometer o trabalho de meses das equipes linguísticas ao redor do mundo.
O grande desafio aparece quando o Windows evolui e funções existentes são modificadas. Mesmo que um recurso mude completamente, a Microsoft não substitui as strings antigas por versões atualizadas. Em vez disso, ela cria novas traduções e deixa as antigas intocadas. O motivo é simples: qualquer alteração em uma string já traduzida faria com que os pacotes de idiomas identificassem a mudança como inconsistente, causando falhas e podendo levar o sistema a retroceder para o idioma base e, em alguns casos, até para o inglês.
Com o passar dos anos, esse processo resulta em um acúmulo de textos abandonados dentro do sistema operacional. Chen comenta que essa “camada fossilizada” de strings obsoletas contribui para o inchaço do Windows não apenas as novas funções e recursos, como IA, mas também o histórico de textos que nunca podem ser removidos sem riscos.
A limpeza só é possível durante grandes atualizações do sistema, aquelas marcadas pela conhecida tela de login com a frase: “Estamos preparando tudo para você”. Nesses momentos, a Microsoft pode finalmente revisar e eliminar traduções redundantes, reorganizando a base linguística interna.
Via - TR



