Microsoft libera código do BASIC desenvolvido por Bill Gates em 1976
- Cyber Security Brazil
- há 3 horas
- 1 min de leitura

A Microsoft anunciou a liberação do código-fonte da versão do interpretador BASIC desenvolvida em 1976 para o processador MOS 6502, que foi o coração de muitos dos primeiros microcomputadores. Disponibilizado no GitHub sob uma licença MIT, o código é uma peça fundamental da história da computação pessoal e o segundo esforço do tipo da empresa, que em 2020 já havia liberado o código do GW-BASIC.
O código, escrito originalmente por Bill Gates e Paul Allen em 1975 para o microcomputador Altair 8800, foi posteriormente adaptado por Gates e o segundo funcionário da Microsoft, Ric Weiland, para o processador 6502. Um ano depois, a Commodore Computer licenciou o sistema, por um valor de US$ 25.000, e o integrou a máquinas icônicas como o Commodore PET, VIC-20 e Commodore 64.
A popularidade desses computadores ajudou a levar a computação para o mercado de massa e consolidou a Microsoft como uma das principais forças no setor de software, mesmo antes do lançamento do MS-DOS e do Windows.
A versão disponibilizada é a 1.1, que contém correções implementadas em 1978 por Bill Gates e o engenheiro da Commodore, John Feagans, para melhorar a eficiência da memória em sistemas de 8 bits.
O código-fonte em linguagem de montagem consiste em 6.955 linhas e inclui suporte para compilação em computadores como o Apple II, Commodore PET, Ohio Scientific e o MOS Technology KIM-1. Ao liberar o código, a Microsoft destaca a importância do BASIC para seu modelo de negócios inicial e o papel crucial que o software desempenhou na sua ascensão no mercado de tecnologia.
Via - TR