top of page

Erro crítico na Oracle paralisa sistemas de saúde do governo Americano

  • Foto do escritor: Cyber Security Brazil
    Cyber Security Brazil
  • 9 de mar.
  • 2 min de leitura

A Oracle enfrentou uma grande falha em seu software de registros eletrônicos de saúde federais nos Estados Unidos nesta semana, impedindo o acesso de usuários em hospitais do Departamento de Assuntos de Veteranos (VA) e outras instituições governamentais.


De acordo com um comunicado do Departamento de Assuntos de Veteranos, o problema começou por volta das 08h37 (horário do leste dos EUA) na última terça-feira, quando o software congelou e os usuários ficaram impossibilitados de acessar as aplicações. O sistema foi restaurado às 14h00 após a Oracle reiniciar seus servidores.


O incidente impactou hospitais do VA nas cidades de Spokane e Walla Walla (Washington), Columbus (Ohio), Roseburg e White City (Oregon), além de North Chicago (Illinois). Outras entidades governamentais, como o Departamento de Defesa, a Guarda Costeira dos EUA e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, também foram afetadas.


Um porta-voz do VA informou que a falha comprometeu seis centros médicos, 26 clínicas comunitárias e unidades de suporte remoto. Durante a interrupção, os hospitais seguiram seus procedimentos padrão de contingência para garantir a continuidade do atendimento aos veteranos. A Oracle Health está conduzindo uma análise detalhada para identificar a causa raiz da falha.


A gigante da tecnologia ainda não respondeu aos questionamentos da imprensa. Enquanto isso, o VA anunciou que pretende expandir a implementação do software de registros médicos eletrônicos da Oracle, adquirido na compra da Cerner por US$ 28,3 bilhões em junho de 2022.


Segundo o VA, a previsão é adicionar mais nove instalações médicas ao plano de implementação até 2026, elevando para 13 o número total de unidades a serem integradas este ano. A meta é concluir a implantação do sistema em todas as unidades médicas do VA até 2031, com mais detalhes a serem divulgados ao longo do ano.


O Secretário do VA, Doug Collins, destacou: "Os veteranos americanos merecem um sistema de registros médicos totalmente integrado entre o VA e o Departamento de Defesa. Esse é o nosso compromisso e vamos acelerar esse processo, ouvindo médicos, enfermeiros e nossos parceiros de tecnologia para garantir segurança, qualidade e um bom atendimento ao paciente."


A retomada do projeto acontece após uma pausa de dois anos e meio, motivada por problemas na implementação inicial do software no estado de Washington, que resultaram em erros de sistema que prejudicaram aproximadamente 150 pacientes. No mês passado, o VA liberou US$ 330 milhões para a Oracle reiniciar a implantação do sistema.


Via - TRM

 
 
 

Komentarze


Parceiros

Cupom 20% de desconto - CYBERSECBRA20 

bottom of page