Casa Branca lança o "Selo de Confiança Cibernética dos EUA" para garantir a segurança de dispositivos conectados
- Cyber Security Brazil
- 14 de jan.
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O programa voluntário de rotulagem de cibersegurança para produtos inteligentes interconectados sem fio, administrado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC), ajudará os americanos a tomar decisões mais informadas sobre a cibersegurança dos dispositivos – desde babás eletrônicas até sistemas de segurança – que levam para suas casas.
Hoje, a Casa Branca anunciou o lançamento do selo de cibersegurança para dispositivos conectados à internet, conhecido como Selo de Confiança Cibernética dos EUA (U.S. Cyber Trust Mark). A iniciativa é resultado de 18 meses de consultas públicas. Nesse período, os comissários da FCC decidiram, de forma bipartidária e unânime, autorizar o programa, adotar regras finais e registrar o logotipo de um escudo exclusivo que será aplicado em produtos certificados com o selo. Em dezembro de 2024, a FCC anunciou a aprovação condicional de 11 empresas como Administradoras do Selo de Cibersegurança e selecionou condicionalmente a UL Solutions como Administradora Líder.
Os americanos já utilizam diversos dispositivos inteligentes interconectados sem fio em suas casas, como babás eletrônicas, câmeras de segurança domésticas e assistentes de voz. Esses dispositivos fazem parte do dia a dia, mas também geram preocupações. Muitos temem que criminosos consigam invadir sistemas de segurança remotamente para destrancar portas ou que invasores maliciosos utilizem câmeras domésticas inseguras para gravar conversas de forma ilícita. A Casa Branca lançou esse esforço bipartidário para educar os consumidores e oferecer uma forma simples de avaliar a cibersegurança desses produtos, incentivando as empresas a desenvolverem dispositivos mais seguros – da mesma maneira que os rótulos EnergyStar impulsionaram a eficiência energética. Grandes fabricantes de eletrônicos, eletrodomésticos e produtos de consumo, bem como varejistas e associações comerciais, têm trabalhado para aumentar a cibersegurança dos produtos que vendem.
O programa do Selo de Confiança Cibernética dos EUA permite que as empresas submetam seus produtos a testes de conformidade baseados em critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST). Esses testes são realizados por laboratórios acreditados, e os produtos aprovados recebem o selo, oferecendo aos consumidores uma maneira fácil de identificar a cibersegurança dos dispositivos que levam para casa.
Diversas empresas apoiaram o lançamento do programa:
Michael Dolan, Diretor Sênior de Privacidade e Proteção de Dados, Best Buy:“Vemos um grande potencial no Programa Selo de Confiança Cibernética dos EUA. É um avanço positivo para os consumidores, e estamos entusiasmados com a oportunidade de destacar esse programa para nossos clientes.”
Steve Downer, Vice-Presidente, Amazon:“A Amazon apoia o objetivo do Selo de Confiança Cibernética dos EUA de fortalecer a confiança dos consumidores em dispositivos conectados. Acreditamos que os consumidores valorizarão ver o selo tanto nas embalagens dos produtos quanto ao fazer compras online. Estamos ansiosos para colaborar com parceiros da indústria e o governo em esforços de educação do consumidor e estratégias de implementação.”
Justin Brookman, Diretor de Política de Tecnologia, Consumer Reports:“O Consumer Reports está ansioso para ver este programa oferecer um selo significativo que informe os consumidores de que seus dispositivos conectados atendem aos padrões fundamentais de cibersegurança. O selo também mostrará se uma empresa planeja oferecer atualizações de software para o produto e por quanto tempo. Embora voluntário, esperamos que os fabricantes solicitem o selo e que os consumidores o procurem quando estiver disponível.”]
O Selo de Confiança Cibernética dos EUA reflete a colaboração entre o setor público e privado. Ele conecta empresas, consumidores e o governo dos EUA, incentivando as empresas a desenvolverem produtos seguros e oferecendo aos consumidores uma garantia adicional – através do selo – de que seus dispositivos inteligentes são seguros. O programa entrará em operação em 2025. As empresas poderão submeter seus produtos para avaliação, varejistas como Best Buy e Amazon destacarão os produtos certificados, e os consumidores poderão encontrar dispositivos com o selo nas prateleiras.
Via - CB
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