Site do grupo de ransomware Lockbit foi hackeado, "Não cometa crimes. CRIME É RUIM"
- Cyber Security Brazil
- há 5 dias
- 1 min de leitura

O grupo hacker Lockbit, conhecido mundialmente por extorquir empresas e instituições por meio de ataques de ransomware, aparentemente sofreu um contra-ataque.
Na última quarta-feira (7), um dos sites do grupo na dark web foi substituído por uma mensagem provocativa: "Não cometa crimes. CRIME É RUIM. Com carinho, de Praga", seguida por um link que direcionava a um suposto vazamento de dados.
Especialistas em cibersegurança que analisaram o conteúdo afirmam que o material parece autêntico. Entre os dados expostos estariam conversas privadas entre os hackers e suas vítimas, revelando detalhes sobre as negociações de resgate, inclusive com pequenas empresas. Jon DiMaggio, estrategista-chefe da empresa Analyst1, declarou:
“É legítimo.” Já Christiaan Beek, diretor sênior de análise de ameaças na Rapid7, destacou como o vazamento mostra que os operadores do Lockbit estavam dispostos a negociar até com alvos de baixo valor. “Eles atacam todo mundo”, completou.
A agência Reuters não conseguiu verificar de forma independente os dados vazados nem identificar os responsáveis pelo ataque ao Lockbit. Parte dos sites associados ao grupo estava fora do ar na quinta-feira, com uma mensagem genérica informando que voltariam a funcionar em breve. Mesmo após ações anteriores de forças de segurança britânicas e americanas que chegaram a apreender parte de sua infraestrutura, o Lockbit se mostrava resiliente. Em um desses episódios, os criminosos chegaram a afirmar com arrogância:
"Eu não posso ser parado." No entanto, para DiMaggio, o recente vazamento é um duro golpe para a reputação do grupo: “Acho que isso vai prejudicá-los e desacelerar suas atividades.”
Via - Reuters
Comments