Provedora de energia da Nova Scotia desliga servidores após incidente cibernético
- Cyber Security Brazil
- 29 de abr.
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A Nova Scotia Power e sua controladora, Emera, anunciaram que um ataque cibernético afetou partes de sua rede canadense e servidores que dão suporte a setores de seus negócios. A Nova Scotia Power é responsável por fornecer 95% da energia para a província da Nova Scotia, atendendo a mais de 500 mil residências e instalações. A empresa detectou o incidente cibernético na sexta-feira, constatando acesso não autorizado a seus sistemas.
Em uma seção de perguntas frequentes em seu site, a Nova Scotia Power informou que o ataque cibernético impactou a linha telefônica de atendimento ao cliente e o portal online para clientes conhecido como MyAccount. Números de telefone alternativos foram disponibilizados para que os clientes pudessem reportar interrupções ou emergências.
A empresa alertou que o ataque causou um aumento no tempo de espera para os clientes que ligam para a central de atendimento. Ao serem contatadas para comentar o caso, a Emera e a Nova Scotia Power se recusaram a confirmar se o incidente se tratava de um ataque de ransomware, mas explicaram em um comunicado de imprensa que foram forçadas a isolar certos servidores afetados para prevenir "maior intrusão".
A declaração assegurou que, apesar do impacto nos servidores, não houve interrupção nas operações físicas, incluindo as instalações de geração, transmissão e distribuição da Nova Scotia Power, o Maritime Link ou o Brunswick Pipeline. "Não houve impacto nas operações da Emera nos EUA ou no Caribe", afirmou a empresa. "Neste momento, não se espera que o incidente tenha um impacto material no desempenho financeiro da empresa."
A equipe de TI da empresa está colaborando com as autoridades policiais e especialistas em segurança cibernética para restabelecer a operação dos sistemas de TI. A Nova Scotia Power administra cerca de US$ 5 bilhões em ativos de geração, transmissão e distribuição de energia. Sua controladora, Emera, com sede em Halifax, atende a mais de 2,5 milhões de clientes de serviços públicos no Canadá, nos EUA e no Caribe, e reportou um lucro líquido de aproximadamente US$ 849 milhões em 2024.
O ataque à Nova Scotia Power ocorreu na mesma semana em que Espanha e Portugal enfrentaram um apagão generalizado na segunda-feira, deixando milhões de pessoas sem eletricidade.
Via - RFN
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