Nissan investiga ataque cibernético e violação de dados de clientes
- Cyber Security Brazil
- 8 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
A Nissan, uma montadora global com sede no Japão, está investigando um incidente cibernético que pode ter comprometido os sistemas da empresa e se dados pessoais foram acessados.
A empresa possivelmente sofreu um ataque cibernético que teve um impacto significativo nas suas operações na Austrália e na Nova Zelândia.
“A Nissan Corporation and Financial Services (“Nissan”) da Austrália e da Nova Zelândia informa que seus sistemas foram sujeitos a um incidente cibernético”, disse a empresa.
“A Nissan está trabalhando com seu time global de resposta a incidentes e demais parceiros para investigar a extensão do incidente e se alguma informação pessoal foi acessada.”
O Centro Nacional de Segurança Cibernética da Nova Zelândia e o Centro Australiano de Segurança Cibernética também foram informados pela Nissan.
A empresa afirmou que continuará a fornecer informações através dos seus websites, nissan.com.au e nissan.co.nz, enquanto trabalha para restaurar os seus sistemas o mais rapidamente possível.
A empresa disse que “alguns sistemas de concessionárias serão afetados”. Para obter assistência em qualquer dúvida sobre veículos e manutenção, os clientes podem entrar em contato diretamente com uma concessionária Nissan local.
Os tipos de dados que poderiam ter sido comprometidos durante o ataque cibernético, e o número de clientes impactados ainda são desconhecidos.
A empresa solicita que os clientes sejam pacientes com eles e com seus funcionários enquanto tentam resolver esses problemas.
Embora “a extensão do incidente ainda esteja sob investigação”, a Nissan aconselha os seus usuários a terem cautela ao utilizar todas as suas contas, especialmente mantendo-se atentos a qualquer atividade estranha ou fraudulenta.
Os relatórios dizem que a Nissan vendeu 36.718 carros na Austrália e cerca de 3.000 na Nova Zelândia até agora este ano. A Nissan foi o maior produtor de veículos elétricos (EVs).
O Nissan LEAF, o segundo carro elétrico mais vendido em todo o mundo, é o modelo mais vendido da linha totalmente elétrica da montadora, atrás apenas do Tesla Model 3.
Em janeiro de 2023, a Nissan North America informou os clientes sobre uma violação de dados de um prestador de serviços terceirizado que resultou na exposição de dados de clientes, afetando cerca de 18.000 clientes da empresa.
Via - CSN
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