De ameaças a pedidos de desculpas, hackers retiram dados de crianças do ar após reação pública
- Orlando Santos Cyber Security Brazil
- 9 de out.
- 2 min de leitura

Em um desenvolvimento incomum e controverso no submundo do crime cibernético, um grupo de hackers que se autodenomina "Radiant" removeu os dados de milhares de crianças de seu site de vazamento na darknet e emitiu um pedido de desculpas.
A decisão veio após uma intensa reação pública, inclusive de membros proeminentes da própria comunidade de malware, à sua tática de extorsão que envolvia roubar e ameaçar divulgar informações de alunos da rede de creches Kido, que opera no Reino Unido, EUA, China e Índia.
A crise começou quando o grupo de cibercriminosos invadiu os sistemas da Kido e alegou ter roubado dados confidenciais relacionados a cerca de 8.000 crianças. Para provar a posse e pressionar pelo pagamento de resgate, o Radiant publicou inicialmente amostras no seu site de vazamento, incluindo fotos e perfis de dez crianças, e posteriormente adicionou perfis de outras dez. Além disso, o grupo divulgou dados privados de dezenas de funcionários, como nomes, endereços e informações de contato. A escalada da ameaça incluiu o contato direto com os pais por meio de telefonemas ameaçadores, exigindo que a creche cedesse à extorsão.
A tática de visar dados de crianças pequenas e envolver os pais diretamente gerou uma forte condenação. Diante da pressão sem precedentes, o invasor recuou. Inicialmente, o grupo apenas desfocou as imagens das crianças, mas manteve os dados online. Pouco tempo depois, todo o material foi removido, e um pedido de desculpas foi emitido.
Um dos hackers afirmou à BBC que todos os dados das crianças estavam sendo excluídos. "Todos os dados das crianças estão sendo excluídos. Não sobrou nada, e isso pode confortar os pais", disse o cibercriminoso.
No entanto, especialistas em segurança alertam que a promessa de "esquecer" dados na internet, especialmente quando vinda de criminosos, deve ser vista com extremo ceticismo.
A natureza persistente da informação digital significa que dados, uma vez copiados e distribuídos, podem ressurgir em lugares inesperados. Além disso, a única garantia que existe é a palavra de um hacker cuja reputação se tornou tão negativa que o levou a se envergonhar publicamente de suas ações.
O grupo pode ter sentido um impacto financeiro direto com a reação, já que alegam ter pago um Corretor de Acesso Inicial (IAB) pelo acesso aos sistemas da Kido, e agora provavelmente não verão retorno sobre esse "investimento".
Via - MB







Comentários